É mais fácil ensinar do que educar. Para ensinar, você só precisa saber. Mas para educar, você precisa ser
Na busca por atividades para fazer com meu bebê, que na época iria completar seu primeiro ano, eu encontrei atividades simples e com materiais que eu já tinha em casa. Comecei a fazer com ele, e foi um sucesso! Nesse post eu vou mostrar três atividades com formas de metal, que a maioria das pessoas tem em casa.
Atividade com Tampinhas e Pompons
Forma de muffins, tampinhas e pompons.
Para começar a atividade e ter êxito com ela, primeiro é necessário que você tenha a atividade preparada de antemão. Isso vai evitar frustrações na hora de aplicar. Você pode fazer no chão, ou na cadeira de alimentação. Que pode ajudar com a questão da concentração.
O objetivo é a criança colocar nos buracos os materiais que você apresenta. No começo elá vai colocar aleatoriamente, e conforme cresce, ela aprende a classificar por cores, formas e tipo de material. Isso acontece naturalmente.
Atividade com Peças de Madeira
Essa é uma variação da outra atividade, e pode parecer uma coisa boba, mas introduzir um outro tipo de material vai ajudar a criança na questão sensorial. Ela começa a perceber as texturas dos diferentes materiais que a rodeiam. Na foto mostra que eu usei um recipiente com os objetos, e uma forma maior. Aqui ele recebeu mais objetos.
Atividade com forma de metal, peças de madeira e tampas plásticas.
Atividade com Ímãs
Essa atividade é uma das que ele mais gosta de fazer. Ele percebeu sozinho que o imã não vai do metal, e que apenas um dos lados é atraído. As atividades para bebês, precisam ser simples, e de certa forma auto-explicativas. Precisamos guiar, mas também dar espaço para o bebê perceber algumas coisas por conta própria.
Ímãs de geladeira e forma de muffins
Lembre se que os bebês tem um tempo de concentração pequeno. A janela de tempo que você vai ter pra fazer as atividades dura de 10 a 15 minutos. Pode aumentar conforme ele cresce e a constância de sempre apresentar novas brincadeiras.
Nunca deixe seu bebê sozinho com esse tipo de material. A atividade deve ser sempre supervisionada, para evitar qualquer tipo de acidente.
Se você não tiver algum material em casa, não deixe de fazer atividades com seu bebê. Voce pode usar o que estiver a mão, uma caixa de ovo vazia, a geladeira de casa para trabalhar com os ímãs.. use a criatividade.
De ao bebê oportunidade de descobrir como usar utensílios simples, isso vai estimular a criatividade dele e a concentração. Atividades que estimulam a solução de problemas ajudam ricamente o nosso cérebro a construir ligações entre os neurônios.
Mais do que tudo, atividades planejadas para bebês e crianças ajudam na ligação e relacionamento da família. É um tempo que nos dedicamos exclusivamente para estar com eles. Aproveite esse tempo da melhor forma.
Para estarmos na memória dos nossos filhos no futuro , precisamos estar presente na vida deles hoje!
O Ensino Domiciliar é ainda muito recente no Brasil, e por conta disso, ainda existe muita dúvida a respeito do assunto. Essas perguntas são muito frequentes pra quem está começando a pesquisar sobre o assunto, e as respostas são da ANED – Associação Nacional de Ensino Domiciliar. Deixo aqui o link do site: https://www.aned.org.br
1 – A EDUCAÇÃO DOMICILIAR É ILEGAL NO BRASIL?
Não. A Educação Domiciliar, como substituto da educação escolar, não é proibida expressamente por nenhuma norma jurídica no Brasil, seja constitucional, legal ou regulamentar. Nem, tampouco, é expressamente permitida ou regulada por qualquer norma. Isso acontece por um motivo bastante simples: o assunto somente está sendo debatido no Brasil recentemente e, ainda, de forma tímida.
2 – A QUEM COMPETE PROMOVER A EDUCAÇÃO, O ESTADO OU A FAMÍLIA?
A Constituição Federal diz que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família e a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação) diz que a Educação é dever da família e do Estado. Portanto é um dever de ambos. Não há controvérsia a esse respeito, sendo a obrigação compartilhada entre a família e o Estado.
3 – QUEM TEM A PRIMAZIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS MENORES, A FAMÍLIA OU O ESTADO?
Os pais têm os deveres de educar e de dirigir a educação dos filhos e, para isso, podem optar em matricular os filhos em uma escola ou ensiná-los em casa, por exemplo. A resposta é dada de forma cristalina, respectivamente, na DUDH(Declaração Universal de Direitos Humanos – artigo XXVI): Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos; e no CC(Código Civil – Art. 1.634) Compete aos pais, quanto à pessoa dos filhos menores: I – dirigir-lhes a criação e educação;
4 – O QUE É ABANDONO INTELECTUAL?
De acordo com o Código Penal(Art. 246), abandono intelectual é “Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar.” Perceba-se que não há, aqui, nenhuma obrigação de manter o filho em uma instituição escolar, mas apenas de “prover à instrução primária”, ou seja, de educá-lo, em casa ou na escola.
5 – POR QUE SOU OBRIGADO A MATRICULAR MEU(S) FILHO(S) NUMA ESCOLA?
O art. 6° da LDB determina aos “pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos quatro anos de idade, no ensino fundamental”. Esse dever, porém, não se aplica aos pais que optaram pelo ensino domiciliar por um motivo muito simples: o objeto da lei não é a educação em geral, mas apenas aquela ministrada nas escolas: “esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias” (art. 1°, § 1°).
6 – ALÉM DA LDB (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO), O ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) TAMBÉM ME OBRIGA A MATRICULAR MEU(S) FILHO(S) NUMA ESCOLA. COMO ME POSICIONO EM RELAÇÃO A ISSO?
O art. 55 do ECA deve ser interpretado restritivamente, ou seja, precisamos entender que somente estão obrigados a matricular os filhos na escola, os pais que não quiserem ou não puderem prover adequadamente a educação domiciliar.
7 – O QUE FAZER EM CASO DE DENÚNCIA?
Não se presume que as crianças estejam aprendendo pelo simples fato de estarem em casa. É preciso comprovar esse aprendizado. Portanto, os pais devem documentar tudo o que estão fazendo com os filhos: exercícios, testes, trabalhos de todo tipo, pesquisas, avaliações, ingressos de visitas a museus, teatros, exposições, etc. São papéis importantes, que devem ser mostrados à autoridade competente, quando solicitados, pois provam que a criança está efetivamente estudando e aprendendo.
8 – E SE A DENÚNCIA SE TRANSFORMAR NUM PROCESSO?
Caso o processo venha efetivamente a ocorrer, os pais precisam de duas atitudes básicas: a primeira é provar o efetivo aprendizado, mostrando todos os arquivos e, se for o caso, submetendo os filhos a uma avaliação compatível com sua idade. A segunda é o esclarecimento jurídico a respeito da Educação Domiciliar, uma vez que o tema é quase totalmente desconhecido no Brasil. Esse esclarecimento pode ser feito mediante a apresentação do parecer referido e/ou com a contratação de um advogado.
9 – COMO ESTÁ A SITUAÇÃO JURÍDICA DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR HOJE?
Em Novembro/2016, o Min. Luís Roberto Barroso, do STF, determinou o Sobrestamento (suspensão) de qualquer processo na justiça brasileira, que versem sobre Educação Domiciliar. Sendo assim, os processos que estavam em andamento estão suspensos e, até que o julgamento do recurso – que já tem data marcada – aconteça, também não poderão ser iniciados outros processos contra famílias que educam seus filhos fora da escola.
10 – COMO DEVO PROCEDER QUANDO FOR TIRAR MEU FILHO DA ESCOLA?
Se você decidiu retirar seus filhos da escola, deverá comunicar normalmente a sua decisão na secretaria da instituição onde eles estudam, sabendo que isso não impede uma denúncia por parte da direção ou de algum professor. Você poderá se quiser, solicitar o histórico escolar do seu filho e a instituição está obrigada a entregar-lhe uma cópia por força de lei.
Muita gente acha que Ensino Domiciliar no Brasil é ilegal, o que não é verdade. O que acontece é que não existe uma legislação a respeito, o que deixa as famílias Homeschoolers sem parâmetros. Mas a luta para que haja uma legislação é grande e a união das famílias que são a favor é muito importante.
Se você tem interesse de praticar o Homeschool, é importante se informar cada vez mais a respeito. Se esse post foi informativo, por favor compartilhe para que cada vez mais pessoas entendam sobre Ensino Domiciliar.
Apesar de eu ter 3 filhos, e fazer Homeschool há alguns anos já, somente agora eu comecei a fazer atividades planejadas para bebês. A internet me inspirou e me ajudou nesse sentido. Aprendi mais sobre métodos de ensino e criação de filhos que eu nem imaginava que existissem e como funcionava. E isso me deu um empurrão pra começar.
Claro que eu sempre procurei fazer atividades com as meninas, ser criativa e tudo mais que tem direito. Mas confesso que eu não planejava esses momentos, eles simplesmente aconteciam.
Atividade de transferência.
Mas porquê planejar as atividades? Primeiramente porque a rotina e a constância são importantes. É essencial que haja um horário para por em prática atividades que vão, ao mesmo tempo, entreter e ensinar. E esses momentos devem acontecer em um horário em que a criança está descansada e contente.
O ideal é que ao acordar, e após ter um lanche, a criança encontre a atividade pronta pra ser executada. Dessa forma tudo flui melhor.
Atividade com pompons
Mas qual o benefício real dessas atividades com bebês? São muitos, mas hoje vou abordar o tema coordenação olho e mão.
Durante o primeiro ano de vida da criança, ela adquire coordenação motora, e força muscular, que ela não tem. Ela vai aprender a guiar a mão onde seu olho vê. E as atividades motoras vão auxiliar nesse processo. Se você prestar atenção ao desenvolvimento, vai ver que nos primeiros meses, ela não tem força muscular pra segurar os objetos, e no fim do seu primeiro ano de vida, ela já consegue colocar os alimentos na boca, por exemplo.
Philip aprendendo a comer sozinho
Existem ainda muitas outras vantagens de se fazer essas atividades, como aumentar o tempo de concentração e consciência corporal. E vou falar mais delas conforme eu apresentar as atividades aqui no Blog!
Quando se fala em Ensino Domiciliar no Brasil, ainda se tem muitas dúvidas sobre o assunto. E para quem está chegando agora nessa área, é legal entender algumas coisas.
“Quando um ensina, dois aprendem”
Robert Heinlein
A seguir eu deixo cinco fatos muitos importantes para se pensar e refletir sobre essa prática. Se você pensa em fazer homeschool com seus filhos, pesquise a respeito, a informação é a melhor companheira nessas horas.
1. Há mais de uma forma se fazer #homeschool.
Existem muitos métodos de Homeschool. Para citar alguns deles, existe o método tradicional, método clássico, unschooling, estudo a distância, entre outros. (Será necessário um post só sobre isso!)
2. Não existe um jeito certo de praticar o Homeschool.
A ideia de educar a criança em casa, é justamente que a família tenha liberdade de ensinar da maneira que se sente mais confortável e que a criança aprenda melhor. Cada família encontrará, eventualmente, o seu estilo de educar.
3. Dias ruins vão existir.
É um fato! Como em tudo na vida, no Homeschool também, você vai encontrar dificuldades. A gente aprende que, sim, você pode parar tudo se não é um dia bom, e as coisas não vão pra frente. Podemos deixar pra outra hora. A regra é sempre a constância, mas a exceção também tem um lugar importante no dia a dia.
4. O começo vai ser o mais difícil.
Existe toda uma adaptação e um mundo novo. A chegada de um material, organizar rotina e novos hábitos. Mas quando você encontrar seu estilo, as coisas vão fluir com naturalidade. A gente aprende a seguir o ritmo da criança e a capacidade dela.
5. Ser o professor do seu filho não tem preço.
Assistir ele ler as primeiras palavras, completar uma tarefa que parecia impossível e aprender um conceito novo é a maior recompensa. Faz cada dia valer a pena.
O começo é sempre difícil. Você precisa aprender do zero e sem informação. Mas depois, talvez eu ache que ter um blog, é afinal, como andar de bicicleta. Acredito que seja apenas uma maneira mais formal e real do que já faço. Registrar com todo o carinho, o nosso caminhar a cada dia, pra ajudar as pessoas a entender melhor uma família homeschooler. O mais difícil é o primeiro passo, e esse já foi dado. Pra quem gosta dos meus registros, esse vai ser mais um canal pra gente se comunicar.
Essa foi a pergunta que eu me fiz ao pensar em fazer um Blog. E a resposta é bem simples.
Não é preciso ser alguém famoso e importante pra fazer a diferença na vida de alguém. Basta você se importar e querer ajudar. A seguir vou contar um pouco como começou minha história no Instagram e como surgiu a ideia de começar esse blog.
Quem somos?
Pai americano, nascido no Brasil. Mãe brasileira. Filhos com dupla nacionalidade. As meninas nasceram no Brasil, e o Baby nasceu aqui nos EUA onde moramos agora. Somos uma família bilíngue e homeschooler. Decidimos fazer homeschool ainda morando no Brasil para que nossas filhas aprendessem bem o inglês. Esse blog tem o objetivo de mostrar um pouco disso. Por isso, aqui você vai encontrar post sobre homeschool e bilinguismo. Maternidade e filhos. Dia a dia de mãe e rotina com bebê. E torço muito pra que você goste! Até a próxima.
Da esquerda para a direita: Eva, Georges (Philip no colo) Marina e Amy