#homeschool, Atividades para Bebes

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Pintura de Albert Anker 1832-1910

O Ensino Domiciliar é ainda muito recente no Brasil, e por conta disso, ainda existe muita dúvida a respeito do assunto. Essas perguntas são muito frequentes pra quem está começando a pesquisar sobre o assunto, e as respostas são da ANED – Associação Nacional de Ensino Domiciliar. Deixo aqui o link do site: https://www.aned.org.br

1 – A EDUCAÇÃO DOMICILIAR É ILEGAL NO BRASIL?

Não. A Educação Domiciliar, como substituto da educação escolar, não é proibida expressamente por nenhuma norma jurídica no Brasil, seja constitucional, legal ou regulamentar. Nem, tampouco, é expressamente permitida ou regulada por qualquer norma. Isso acontece por um motivo bastante simples: o assunto somente está sendo debatido no Brasil recentemente e, ainda, de forma tímida.

2 – A QUEM COMPETE PROMOVER A EDUCAÇÃO, O ESTADO OU A FAMÍLIA?

A Constituição Federal diz que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família e a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação) diz que a Educação é dever da família e do Estado. Portanto é um dever de ambos. Não há controvérsia a esse respeito, sendo a obrigação compartilhada entre a família e o Estado.

3 – QUEM TEM A PRIMAZIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS MENORES, A FAMÍLIA OU O ESTADO?

Os pais têm os deveres de educar e de dirigir a educação dos filhos e, para isso, podem optar em matricular os filhos em uma escola ou ensiná-los em casa, por exemplo. A resposta é dada de forma cristalina, respectivamente, na DUDH(Declaração Universal de Direitos Humanos – artigo XXVI): Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos; e no CC(Código Civil – Art. 1.634) Compete aos pais, quanto à pessoa dos filhos menores: I – dirigir-lhes a criação e educação;

4 – O QUE É ABANDONO INTELECTUAL?

De acordo com o Código Penal(Art. 246), abandono intelectual é “Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar.” Perceba-se que não há, aqui, nenhuma obrigação de manter o filho em uma instituição escolar, mas apenas de “prover à instrução primária”, ou seja, de educá-lo, em casa ou na escola.

5 – POR QUE SOU OBRIGADO A MATRICULAR MEU(S) FILHO(S) NUMA ESCOLA?

O art. 6° da LDB determina aos “pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos quatro anos de idade, no ensino fundamental”. Esse dever, porém, não se aplica aos pais que optaram pelo ensino domiciliar por um motivo muito simples: o objeto da lei não é a educação em geral, mas apenas aquela ministrada nas escolas: “esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias” (art. 1°, § 1°).

6 – ALÉM DA LDB (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO), O ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) TAMBÉM ME OBRIGA A MATRICULAR MEU(S) FILHO(S) NUMA ESCOLA. COMO ME POSICIONO EM RELAÇÃO A ISSO?

O art. 55 do ECA deve ser interpretado restritivamente, ou seja, precisamos entender que somente estão obrigados a matricular os filhos na escola, os pais que não quiserem ou não puderem prover adequadamente a educação domiciliar.

7 – O QUE FAZER EM CASO DE DENÚNCIA?

Não se presume que as crianças estejam aprendendo pelo simples fato de estarem em casa. É preciso comprovar esse aprendizado. Portanto, os pais devem documentar tudo o que estão fazendo com os filhos: exercícios, testes, trabalhos de todo tipo, pesquisas, avaliações, ingressos de visitas a museus, teatros, exposições, etc. São papéis importantes, que devem ser mostrados à autoridade competente, quando solicitados, pois provam que a criança está efetivamente estudando e aprendendo.

8 – E SE A DENÚNCIA SE TRANSFORMAR NUM PROCESSO?

Caso o processo venha efetivamente a ocorrer, os pais precisam de duas atitudes básicas: a primeira é provar o efetivo aprendizado, mostrando todos os arquivos e, se for o caso, submetendo os filhos a uma avaliação compatível com sua idade. A segunda é o esclarecimento jurídico a respeito da Educação Domiciliar, uma vez que o tema é quase totalmente desconhecido no Brasil. Esse esclarecimento pode ser feito mediante a apresentação do parecer referido e/ou com a contratação de um advogado.

9 – COMO ESTÁ A SITUAÇÃO JURÍDICA DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR HOJE?

Em Novembro/2016, o Min. Luís Roberto Barroso, do STF, determinou o Sobrestamento (suspensão) de qualquer processo na justiça brasileira, que versem sobre Educação Domiciliar. Sendo assim, os processos que estavam em andamento estão suspensos e, até que o julgamento do recurso – que já tem data marcada – aconteça, também não poderão ser iniciados outros processos contra famílias que educam seus filhos fora da escola.

10 – COMO DEVO PROCEDER QUANDO FOR TIRAR MEU FILHO DA ESCOLA?

Se você decidiu retirar seus filhos da escola, deverá comunicar normalmente a sua decisão na secretaria da instituição onde eles estudam, sabendo que isso não impede uma denúncia por parte da direção ou de algum professor. Você poderá se quiser, solicitar o histórico escolar do seu filho e a instituição está obrigada a entregar-lhe uma cópia por força de lei.

Fonte: site da ANED

Pintura de Albert Anker 1831-1910https://www.aned.org.br

Muita gente acha que Ensino Domiciliar no Brasil é ilegal, o que não é verdade. O que acontece é que não existe uma legislação a respeito, o que deixa as famílias Homeschoolers sem parâmetros. Mas a luta para que haja uma legislação é grande e a união das famílias que são a favor é muito importante.

Se você tem interesse de praticar o Homeschool, é importante se informar cada vez mais a respeito. Se esse post foi informativo, por favor compartilhe para que cada vez mais pessoas entendam sobre Ensino Domiciliar.

#homeschool

O Começo

O começo é sempre difícil. Você precisa aprender do zero e sem informação. Mas depois, talvez eu ache que ter um blog, é afinal, como andar de bicicleta. Acredito que seja apenas uma maneira mais formal e real do que já faço. Registrar com todo o carinho, o nosso caminhar a cada dia, pra ajudar as pessoas a entender melhor uma família homeschooler. O mais difícil é o primeiro passo, e esse já foi dado. Pra quem gosta dos meus registros, esse vai ser mais um canal pra gente se comunicar.

#homeschool

Meu Primeiro Post

Nasce um Blog

“Pior que não terminar a viagem, é nunca partir..

— Amyr Klink.

Esse é um post sobre coragem e encorajamento. Se você sonha e quer alguma coisa: comece onde você está, use o que você tem e faça tudo o que você pode. Precisamos partir, porque um corpo que está em movimento, tende a ficar em movimento. Já um corpo parado… você sabe: não vai a lugar nenhum. Se você me achou aqui por causa do homeschool, bilinguismo ou pra saber mais sobre a vida no exterior, espero ser um encorajamento pra você em sua caminhada. Aqui é só o começo.

#homeschool

Quem Sou Eu na Fila do Pão

Essa foi a pergunta que eu me fiz ao pensar em fazer um Blog. E a resposta é bem simples.

Não é preciso ser alguém famoso e importante pra fazer a diferença na vida de alguém. Basta você se importar e querer ajudar. A seguir vou contar um pouco como começou minha história no Instagram e como surgiu a ideia de começar esse blog.

Quem somos?

Pai americano, nascido no Brasil. Mãe brasileira. Filhos com dupla nacionalidade. As meninas nasceram no Brasil, e o Baby nasceu aqui nos EUA onde moramos agora. Somos uma família bilíngue e homeschooler. Decidimos fazer homeschool ainda morando no Brasil para que nossas filhas aprendessem bem o inglês. Esse blog tem o objetivo de mostrar um pouco disso. Por isso, aqui você vai encontrar post sobre homeschool e bilinguismo. Maternidade e filhos. Dia a dia de mãe e rotina com bebê. E torço muito pra que você goste! Até a próxima.

Da esquerda para a direita:
Eva, Georges (Philip no colo) Marina e Amy